5 fatores imprescindíveis na sua mixagem pelo professor e DJ Limbo Path

Publicado 23 de agosto de 2022 | Por Techno Perfect | News, Papo Tech

Organização e um bom ouvido são itens indispensáveis para um bom mix, segundo o artista

Por Louise Lamin

Não é nenhum segredo que a indústria fonográfica fica dia após dia cada vez mais concorrida, especialmente se tratando do âmbito da música eletrônica. Para se destacar nesse meio atualmente, o feeling precisa vir acompanhado de técnica e vice-versa, e nada melhor do que receber alguns toques de quem já possui experiência no mercado para que essa complexa caminhada se torne um percurso mais leve e intuitivo, não é?

Por isso, convidamos hoje o DJ Limbo Path para compartilhar conosco 5 fatores imprescindíveis em sua mixagem, que com certeza trarão uma luz àqueles que estão iniciando essa jornada pela discotecagem e produção. O nome por trás da alcunha é Felipe Barreto, que além de dar vida ao projeto musical, também atua como professor na escola Great DJs. O carioca tem apenas 24 anos e rapidamente se destacou entre os alunos da academia, se tornando tutor logo após sua formação, o que faz dele possivelmente a pessoa mais jovem do Brasil a ensinar mixagem. 

Começar a dar aula foi uma consequência gradual do meu envolvimento com a cena carioca. Vejo muita gente reclamando que a sua cena local não é desenvolvida, ou que é cheia de panelas, mas vemos poucas pessoas realmente investindo seu tempo para mudar isso”, comenta.

Como passar adiante conhecimento também é uma de suas sinas, anote aí as dicas essenciais para mixagem compartilhadas por Limbo Path!

1. Domine os fundamentos

Treine exaustivamente não só o seu beat matching, mas a igualar os BPMs de ouvido. Esse domínio traz segurança com o equipamento, e vai permitir com que você se solte para realizar mixagens mais complexas.

2. Organize bem o seu case

Separe suas faixas por estilo e por época para que você tenha fácil acesso às suas músicas favoritas e mais tempo para mixar.

3. Escute

É muito comum que jovens DJs fiquem viciados nos auxílios visuais que as CDJs fornecem atualmente. Mas é válido lembrar que a profissão é sobre áudio, então deixemos a ansiedade de girar os botões de lado e prestemos mais atenção nas nuances que os nossos movimentos trazem. Escutemos mais.

4. Olhe para a pista

Não só para o front, onde possivelmente estão os seus amigos, mas pro fundo e para o meio. A dança irradia pela festa, se o seu meio da pista está aquecendo, logo todos estarão dançando. 

5. Desconstrua e construa ao vivo

Essa é a dica mais importante que eu poderia dar: aprenda a fragmentar as suas faixas e usá-las como ferramentas. Crie loops curtos, isole instrumentos com equalização, crie caudas com o echo 1/1, brinque com o master tempo, crie com o pitch bend ou faça tudo isso ao mesmo tempo. Grandes DJs desafiam o equipamento e não tem medo de errar. Saia da mesmice e descubra um mundo de possibilidades.

Limbo Path · Limbo Path _ InCast #02

Acompanhe Limbo Path pelo Instagram & SoundCloud

Conecte-se com a música eletrônica