Capricho nos mínimos detalhes: DEC90 fala sobre seu primeiro lançamento, Queens Chamber

Publicado 3 de setembro de 2020 | Por Marllon | News

Por Maria Angélica Parmigiani

O projeto de live act DEC90 entre Ana Ballardin e Leonardo Griebler ganhou vida há pouco tempo, em 2019. De lá pra cá, a dupla tem trabalhado incessantemente com foco e determinação para evoluírem em diversos sentidos e recentemente eles conquistaram um feito e tanto lançando sua primeira música autoral, “Queens Chamber”, no VA Patterns I da gravadora brasileira Prototype. Além das faixas dos label heads (Colussi e r4ne), a compilação conta com a collab de ZAC com BAKKA, San Schwartz, Bloemer, Cosmos Tendence, Lucas Limas, Mateus Castro e Ortus (BR).

A track do duo mistura a potência do Techno com as influências que eles pinçam do Rock Progressivo e possui um conceito musical e artístico singular, já que nasceu durante um período sem pistas de dança. Para começar, ela não nasceu como “uma música”. A ideia foi criando forma através de uma jam despretensiosa que visava fazer link entre os recursos eletrônicos e instrumentos orgânicos, entrelaçando o Techno com sonoridades futuristas e às ideias mais terrenas. Foi através das aulas de mentoria com Andre Salata que a dupla criou a base mais pesada e aí começaram a trabalhar em cima, experimentando flauta, vocais em formato free style e guitarra de forma intuitiva, até chegar ao resultado final.

O nome Queen’s Chamber veio à tona justamente pelas referências egípcias que a track possui. A ideia é uma viagem para dentro das pirâmides do Egito, que inegavelmente são monumentos carregados de misticismo e mistérios, algo que eles também transpassam na construção da faixa. A grande Pirâmide de Gizé, onde existem as câmeras do rei e da rainha, foi o que deu origem ao nome. Segundo a dupla “quem te recebe nessa história é a rainha, que te abduz ao entrar na pirâmide e te devolve ao final da viagem”. 

Eles usaram a escala melódica harmônica que dá essa sensação oriental e hipnótica — uma curiosidade interessante é que algumas das falas que abrem e fecham a música são ditas ao contrário. O duo tem um álbum previsto para dezembro com tracks de caráter DJ friendly e mais voltadas para as pistas. Fica o convite da dupla para colocar o fone, fechar os olhos e mergulhar na história instigante de Queen’s Chamber.

Conecte-se com a música eletrônica