O Techno será um dos protagonistas no Projeto Terra, primeiro festival do Surreal Park

Publicado 13 de abril de 2022 | Por Techno Perfect | Destaques, News

Além de muita música, o festival tem conceito e promete workshops, palestras e experiências voltadas para o autoconhecimento, técnicas e futuro

por Rodrigo Airaf

Estamos diante da primeira edição do Festival Surreal, em pleno Carnaval fora de época em Camboriú. Dentro do guarda-chuva temático “Projeto Terra” — baseado nos ensinamentos de razão espiritual do astrofísico Laercio Fonseca — a proposta vai misturar arte e cultura à expansão da consciência. Na programação do festival vão rolar palestras, workshops e muita sonzeira, a fim de expandir nossa forma de ver o mundo. Não à toa, encaixa-se nos moldes do que chamamos de festivais transformativos. O evento vai durar quatro dias, entre 20 e 23 de abril. 

Um dos fatos que trazem autenticidade ao Festival Surreal, inclusive, é a decisão relativamente incomum (se compararmos com mais festivais deste tipo e deste porte) de reunir tantos artistas de Techno em um evento cujo conceito aborda espiritualidade. É uma perspectiva importante, pois, para os fãs de Techno, o estilo pode muito bem ser consumido com um sentimento de conexão espiritual; a abordagem sonora do gênero costuma trazer à tona, sem burocracias, muitas reações sensoriais que se relacionam com o extravasamento do eu. E nada disso precisa rolar em oposição ao House, é claro. 

A divisão das atrações musicais por dia já foi anunciada, como você pode conferir abaixo. Resolvemos fazer um recap desse line up e apreciar o ecletismo techneiro que foi priorizado pelo Surreal. 

INTENSO E HIPNÓTICO 

Artistas mundialmente aclamados vão desembarcar no festival ao longo dos seus 4 dias de celebração. Percebemos imediatamente a Nicole Moudaber, com um ângulo techneiro que vem ganhando cada vez mais intensidade nos últimos anos. A artista libanesa, criada na Nigéria e radicada na Inglaterra possui uma longa e respeitada carreira no Techno. Outra DJane poderosa confirmada é a italiana Anfisa Letyago, que vem ganhando notoriedade nos últimos anos com seus sets ágeis, entre sonoridades oldschool e bunker

Josh Wink estará por lá, dentro de sua autoridade que carrega faixas mitológicas na história da dance music, como “Don’t Laugh”, e um trabalho discotecário que moldou desde os anos 90. Além dele, Christian Smith, boss da Tronic, selo que expõe muitos talentos do Techno, traz um peso especial à timeline sonora do Surreal. O time fica ainda mais incisivo com a presença de Pan-Pot, dupla que roda o mundo com seu estilo vibrante de Techno. 

BRASILEIRÍSSIMO

O time de artistas nacionais está o creme também. Começamos por ele, Anderson Noise, que figura entre os pioneiros da cena nacional e criou sobre si um imaginário de constante reinvenção na mente do público. Binaryh, duo que tornou-se referência com seu Techno melódico singular, cruzando fronteiras e indo parar nos cases de artistas como Tale of Us, retorna ao Surreal, tendo participado das festas do complexo desde sua inauguração no verão que passou, assim como BLANCAh, que traz toda sua bagagem prestigiada por selos como Steyoyoke para o lineup. 

O anfitrião Renato Ratier não poderia ficar de fora desse evento especial e vai apresentar sua dinâmica musical eclética, que vai do minimalista ao hipnótico, do groovado ao clássico. Outro paulistano, Diogo Accioly, entra no escopo com suas sonoridades igualmente diversificadas e, por coincidência, ambos têm uma relação de longa data e já tocaram juntos em B2B.

Renato Ratier · RRatier b2b Diogo Accioly Pt1

MELÓDICO E PROFUNDO

No line up que representa os sons melódicos e sensíveis do Techno, mas sem perder a força de suas batidas, fazem parte líderes mundiais dessas vertentes que dominaram o spotlight mundial: o duo italiano Mathame, dono de sucessos como “Skywalking” e “Nothing Around Us”; Fideles, outra dupla que conquistou renome por selos como Afterlife; e Oxia, que vai muito além de seu hit “Domino” e mantém-se criativo e atual, trazendo um meio-termo entre qualidades melodiosas e grooves fluídos. 

O Festival Surreal está com ingressos disponíveis neste link. Acompanhe o Instagram para não perder nenhum detalhe. 

Conecte-se com a música eletrônica