Conheça USH, artista que sente e ouve a música de forma diferente

Publicado 20 de julho de 2022 | Por Techno Perfect | Entrevistas, News

A música sempre foi uma paixão latente na vida de Rodrigo de Araujo Moreira, conhecido como USH, mas deixada em segundo plano, explorada apenas como hobbie. Isso porque ele é portador da síndrome de Usher, uma doença caracterizada pela deficiência auditiva e perda de visão progressiva. Mesmo com os desafios, a vontade e motivação falou mais alto. 

No caso de Rodrigo, a síndrome se apresentou em seu nascimento, afetando 50% da audição em cada ouvido, o que trouxe algumas inseguranças, fazendo-o acreditar não ser apto a trabalhar como artista. Mesmo assim, a produção e discotecagem era algo que lhe dava prazer e motivação para buscar cada vez mais conhecimento na área. Aos poucos, se arriscando e criando, ele alcançou um nível avançado de técnica e experiência.

“Trabalhar com música não é tarefa fácil, principalmente quando não temos as ferramentas certas. Sempre fui um grande admirador da música, então jamais conseguiria deixar de lado a vontade de aprender mais sobre esse esse universo. Apesar da minha dedicação, nem todas as técnicas de produção são aplicáveis para pessoas de baixa audição, o que torna o sonho de lançar minhas músicas um desafio ainda maior”, comenta.

Com receio de trabalhar como DJ, USH tocou em pequenas festas, mas sem grandes aspirações. A princípio nem ele, nem seus pais sabiam que a perda auditiva era derivada da doença. Foi apenas três anos atrás que recebeu o diagnóstico e descobriu que sua visão também estava comprometida e com a tendência a piorar ao longo dos anos. “Infelizmente não existe nenhum tipo de tratamento, nem forma de desacelerar a evolução dessa doença. Então, isso acabou me motivando a seguir o meu sonho de trabalhar com música, afinal, nunca sabemos o dia de amanhã. Além disso, acredito que isso pode trazer uma nova forma de ouvir e entender a música”, conta. 

O novo diagnóstico impulsionou o projeto USH. Destinado a dar vida aos anos de pesquisa e dedicação ao mundo da música, era hora de mostrar todo o seu talento para o mundo. Com uma identidade sonora mais voltada ao Progressive House e Melodic Techno, Rodrigo gosta de explorar elementos sólidos como baixo e bateria em suas faixas, além de combinar influências de gêneros diferentes.

“Ao longo dos anos como ouvinte, fui transitando por diferentes gêneros até encontrar aquela linha de som que mais me emocionava. Acredito que minha identidade sonora está sempre em constante desenvolvimento, pois sou o tipo de pessoa que gosta de ouvir diferentes tipos de músicas para aprender o melhor de cada estilo”, explica. 

Outra característica que ele busca trazer como destaque em suas composições são os timbres mais graves, isso porque as ondas desse elemento são mais compridas e longas, sendo facilmente mais ouvidas por pessoas de baixa audição. “Meu maior desejo é que minha música inspire outras pessoas a buscarem realizar seus sonhos, independente dos obstáculos que possam surgir no caminho. Todos somos capazes de encontrar novas maneiras de chegar aonde desejamos e muitas vezes essas maneiras tornem a jornada ainda mais interessante”, conclui o artista.

Acompanhe os próximos passos de USH pelo Instagram.

Conecte-se com a música eletrônica