Papo Tech | Nato Medrado dá 5 dicas de como fazer uma boa progressão do som

Publicado 7 de abril de 2022 | Por Techno Perfect | News, Papo Tech

O DJ e produtor paulista elenca dicas infalíveis de como fazer uma boa progressão de som mantendo a essência de pista

por Isabela Junqueira

São mais de 15 anos de seleção e produção musical muito bem pavimentados, o que habilitou Nato Medrado ao desapego de moldes e gêneros para simplesmente focar em música eletrônica de qualidade. Alinhadas pela forte presença de melodias, progressão e expressão sentimental sem perder a essência de pista, as sonoridades que ecoam da criatividade musical de Medrado são fundamentais para manter sua atuação ativa e influente.

Nato foi o primeiro brasileiro a embarcar no time potentíssimo da Armada MUSIC, além de colecionar alguns bons feitos para se orgulhar, como tocar acompanhado por uma Orquestra Sinfônica com um repertório 100% autoral, além de fazer as honras para Armin van Buuren na pista do Laroc, em 2018. Acho que não poderiam ter melhores exemplos da consistência de Nato.

Por isso, hoje ele é o convidado do Papo Tech e vai te presentear com cinco dicas de como fazer uma boa progressão de som, se liga:

Harmonia

A progressão de acordes é um dos fatores principais para criar a ‘sensação’ do estilo da música, isso é característico em todos os gêneros e com o PROGRESSIVE HOUSE não é diferente, as variações entre acordes Menores e Maiores com 7ª ou 9ª, pode funcionar muito bem! 

Melodia 

A melodia é uma das partes mais importantes de qualquer música. Se você acertar – é o que as pessoas vão se lembrar! Repetir as frases, mas muda-las ligeiramente pode ser uma estratégia interessante, se você chegar a uma frase musical curta, repita-a, alterando as notas ou o ritmo ligeiramente. Tente inserir uma nota diferente em cada repetição ou adicione alguma sincopa ao padrão rítmico. Você pode acabar com algo muito mais interessante do que se tivesse repetido a mesma frase algumas vezes.

Arranjo

Progressive House é conhecido pelos seus arranjos longos e com elementos que vão surgindo de forma sutil, eles se desenvolvem durante a música até atingir seu ápice. É comum encontrar músicas com mais de seis minutos de duração e mesmo assim elas permanecem fascinantes o tempo todo. Aposte nisso!

Arpejo

Outro tipo de melodia é um arpejo. Isso é muito simples de fazer, pois envolve tocar notas de forma única e progressivas (pense “Opus” de Eric Prydz). Uma dica interessante é usar notas chave para o seu motivo seguindo o acorde principal, não tenha medo de arriscar no tempo ou na sequência das notas!

Groove

Uma boa linha de baixo é fundamental para qualquer música, não importa se se você está trabalhando com um contrabaixo ou sintetizadores, existem algumas dicas simples que você pode usar para ter certeza de que eles vão soar bem: Estabeleça uma conexão entre baixo e progressão dos acordes, tente dar suporte a melodia, adicione movimento e mudanças de notas, e o mais importe tente mostrar seu estilo único!

MDAccula Radio · MDAccula Podcast Series vol#78 – Nato Medrado

Nato Medrado está no Instagram & SoundCloud.

Conecte-se com a música eletrônica